A aprovação do presidente Lula da Silva (PT) segue em queda, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (11) pelo instituto AtlasIntel. A aprovação do presidente oscilou de 47,8% para 45,9% desde dezembro. enquanto a desaprovação foi de 49,8% para 51,4%.
A avaliação sobre o governo como um todo também piorou. A avaliação de ótimo/bom caiu de 40,8% para 37,8%, além da margem de erro de dois pontos percentuais, enquanto o ruim/péssimo foi de 44,6% para 46,5%.
Os setores mais mal avaliados do governo são segurança pública, moradia e saúde. Responsabilidade fiscal e controle da gastos também está entre os quesitos com pior avaliação: é péssimo para 38% e ruim para 11%, e considerado ótimo por 23% e bom por 17%.
Lula só se dá um pouco bem na comparação com o governo Jair Bolsonaro. Para 48,5% dos 3.125 consultados 27 a 31 de janeiro, o governo Lula “vem demonstrando um desempenho melhor” que o do antecessor, ao contrário do que pensam outros 45,8%.
Maiores erros
O maior erro de Lula, segundo a pesquisa Latam Pulse Atlas, que foi feita em parceria com a agência Bloomberg, foi acabar com a desoneração de compras do exterior abaixo de 50 dólares. A taxa das blusinhas foi reprovada por 70% dos entrevistados.
A tentativa frustrada de monitorar o Pix aparece na sequência dos maiores erros, com reprovação de 58%, seguida pela comparação das ações de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto, condenada por 50%, e pela adoção do arcabouço fiscal em substituição ao teto de gastos, desaprovada por 49%.
A imagem negativa de Lula também subiu desde dezembro, de 46% para 51%. Entre os políticos considerados pela pesquisa, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o único com imagem melhor do que Lula.
2026
Mesmo desgastado, o petista aparece liderando os cenários de disputa presidencial para 2026 elaborados pelo AtlasIntel. Lula aparece com 44% contra 40,6% de Bolsonaro, que está inelegível, mas tenta enfraquecer a Lei da Ficha Limpa para abrir caminho.
Tarcísio aparece como o adversário mais competitivo de Lula no caso de Bolsonaro não conseguir concorrer: Lula teria 41% contra 26,2% do governador de São Paulo, mas num cenário que teria outros candidatos de direita, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e o cantor Gusttavo Lima.
Numa disputa de segundo turno, Tarcísio aparece tecnicamente empatado com Lula, com 44,7% contra 45,7% do petista. É um desempenho melhor (dentro da margem de erro) do que o próprio Bolsonaro teria contra Lula, que aparece com 47,6% contra 43,4% do ex-presidente.