Embora a barra de pesquisa do Google possa ser uma mão na roda, o buscador pode revelar informações pessoais de pessoas que não querem ter essas informações públicas na internet — aumentando a exposição dos usuários a crimes cibernéticos, como roubo de identidade ou fraude financeira.
Sabendo disso, a gigante da tecnologia apresentou em 27 de abril uma ferramenta que dá ao usuário o poder de remover conteúdos sensíveis da busca da web, como RG, CPF, contas bancárias, cartões, assinaturas e documentos.
Segundo a empresa, a exposição dessas informações podem levar à prática de doxxing, “que ocorre quando seus dados de contato são compartilhados de forma maliciosa”, explica a companhia.
Para pedir a remoção, o usuário deve indicar o que precisa ser removido. Só aí que o Google irá analisar o caso, que pode ser negado, se a companhia julgar conveniente.
A companhia informa que, para ser realizada a remoção, é preciso que as informações estejam públicas, que haja ameaça à identidade da pessoa e incentivo para comportamentos maliciosos.
Remover conteúdos do Google
Siga o passo a passo abaixo:
– Vá até a página de ajuda de pesquisa do Google
– Leia os termos e clique em “Iniciar solicitação de remoção”
– Responda “Não, prefiro não fazer isso” após a pergunta “Você entrou em contato com o dono do site?”
– Clique em “Informações pessoais, como números de identificação e documentos particulares”
– Preencha o formulário com as informações que deseja remover
– Você deve copiar o endereço de sites em que essas informações estejam expostas. Aqui, não há limite de URLs que podem ser enviados de uma vez só
– Envie a solicitação
Depois de realizar todo o processo, o Google irá enviar um e-mail com a confirmação do envio do formulário. A companhia informa que irá notificar caso o conteúdo seja removido ou não.