Nesta quinta-feira (10) a Interbrand, consultoria global de marcas, divulgou seu ranking atualizado contendo as 100 mais valiosas do mundo.
O levantamento também mostra que o valor total das marcas que compõem o ranking aumentou 3,4 vezes, desde que a Interbrand publicou pela primeira vez a sua classificação, em 1999, passou de US$ 988 bilhões para US$ 3,4 trilhões.
O novo “Best Global Brands” mostra a Apple na liderança pelo terceiro ano seguido, com um valor avaliado em US$ 489 bilhões.
Apesar de manter a liderança geral do ranking, a marca da maça apresentou uma queda de 3% em seu valor.
Segundo Greg Silverman, diretor global de economia de marca da Interbrand, ao contrário de outras empresas que se apressaram para desenvolver e explorar inteligência artificial, a Apple foi mais cautelosa. Mesmo assim, a companhia apresentou alta de 20% em suas ações no acumulado do ano.
Confira o ranking completo:
Quem mais cresceu e quem estreou
As marcas que registaram um aumento de valor de marca significativo no ranking de 2024 foram: a Ferrari, que ocupa a 62ª posição e cresceu 21%; e o YouTube, que está na 24º posição e cresceu 16% em relação ao ano anterior.
Já as novidades de 2024 ficaram por conta da presença das seguintes marcas: Nvidia (36ª colocada), Pandora (91ª posição) e Range Rover (96º lugar).