A Meta está lançando um novo serviço de assinatura de verificação paga chamado Meta Verified, anunciou o CEO Mark Zuckerberg em uma atualização do Instagram neste último domingo (19) .
Por US$ 11,99 por mês na web e US$ 14,99 por mês no iOS, os usuários das plataformas Instagram e Facebook da Meta poderão enviar seu documento de identificação do governo e obter um crachá de verificação azul. O serviço será implementado na Austrália e na Nova Zelândia esta semana, e outros países o seguirão, disse Zuckerberg.
“Esse novo recurso visa aumentar a autenticidade e a segurança em nossos serviços”, escreveu Zuckerberg no post.
Meta historicamente concedeu verificação a usuários notáveis como políticos, executivos, membros da imprensa e organizações para sinalizar sua legitimidade. O novo serviço de assinatura da empresa é semelhante ao serviço renovado do Twitter chamado Twitter Blue , que também concede aos usuários um selo de verificação se pagarem uma taxa mensal.
O Twitter lançou seu serviço de assinatura Twitter Blue atualizado em dezembro, depois que o novo proprietário da empresa, Elon Musk, retirou e atrasou o lançamento inicial. O CEO da Tesla e da SpaceX, que adquiriu o Twitter por US$ 44 bilhões em outubro , disse que o novo sistema de verificação será “o grande nivelador ” e dará ” poder às pessoas”. ”
O Twitter Blue foi lançado em novembro, mas foi retirado depois que os usuários abusaram da nova opção paga se passando por celebridades e marcas.
Um porta-voz da Meta disse neste domingo que existem proteções contra personificação nas assinaturas Meta Verified. Para se qualificar, os usuários devem ter pelo menos 18 anos, atender aos requisitos mínimos de atividade da conta e enviar um documento de identidade do governo que corresponda ao nome e à foto do perfil. As assinaturas também incluirão “monitoramento proativo” para representação de conta, de acordo com o porta-voz.
Musk disse que vai remover os selos de contas do Twitter que foram verificadas antes do lançamento do Twitter Blue, mas a Meta não fará alterações em contas que já foram verificadas enquanto a empresa testa seu serviço, disse um porta-voz.
Atualmente, as empresas não são elegíveis para se inscrever no Meta Verified, e a empresa disse que os usuários não poderão alterar o nome do perfil, nome de usuário, data de nascimento ou foto do perfil sem passar pelo processo de inscrição novamente.