O deputado Yury do Paredão, expulso do PL de Jair Bolsonaro após fazer o “L” de Lula ao lado de ministros, esteve há pouco no gabinete do presidente do Republicanos no Ceará, Chiquinho Feitosa. Em pauta, um convite para que o parlamentar se filie ao partido.
Yury também já conversou por telefone com Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, e conta com respaldo de Hugo Motta, líder da legenda na Câmara. Quem também tem sido consultado sobre o assunto é Camilo Santana.
Há um entendimento de que os gestos de Yury para se aproximar da gestão de Lula também se estendem ao governo do estado, sob a batuta de Elmano de Freitas (PT).
Uma nova reunião com Yury está prevista para a próxima semana. O deputado sinalizou que ainda deve ouvir outros partidos. Um deles deve ser o Podemos, que fez uma sondagem e expôs interesse em sua filiação nos últimos dias. O parlamentar, no entanto, disse que aguardaria o desfecho do processo pela sua expulsão.
Procurado, Yury confirmou já ter recebido convites de partidos e disse que só comentaria após a conclusão de seu caso no PL.