Ainda tentando encontrar saída para o futuro partidário, o deputado federal Bacelar (Podemos) tem uma nova possibilidade para o destino. O Solidariedade poderá receber o parlamentar que chegaria na legenda com autonomia e o comando das ações. A conversa com o governador Rui Costa (PT) deverá ocorrer até a próxima sexta-feira (11).
Figuras do entorno do deputado apontaram no portal Bahia Notícias que, além de algumas legendas do entorno ao governo Rui Costa, o Solidariedade poderia receber Bacelar. Um dos atrativos seria a possibilidade do deputado conseguir manter o comando do partido, que atualmente é presidido por Luciano Araújo.
A chegada de Bacelar poderia criar segundo o Bahia Notícias precedente para que mais uma legenda migrasse da base de apoio do postulante ao governo da Bahia ACM Neto (DEM/UB). A articulação para atrair o Solidariedade passa também por conversas entre o dirigente nacional da sigla, Paulinho da Força e o senador Jaques Wagner. Nacionalmente, o partido indicou que vai apoiar a tentativa de retorno de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto.
Bacelar sinalizou o desejo de manutenção do apoio a Rui, mesmo com conversas entre Neto e Bacelar já sendo iniciadas. O ajuste fino para a migração pode ser feito quando o futuro do deputado seja selado. O deputado federal migrou para o apoio aos governos petistas após iniciar a primeira gestão de ACM Neto como Secretário de Educação de Salvador. O rompimento, todavia, deixou arestas que nunca foram aparadas integralmente.
Ainda segundo a publicação, a manutenção no Podemos estaria seriamente comprometida. De acordo com interlocutores, a situação estaria “muito difícil”, justamente por conta da candidatura presidencial do ex-ministro Sérgio Moro (Podemos). Um dos possíveis partidos que estão sendo ventilados para receber Bacelar foi o Avante, porém, o deputado estadual Tum rechaçou a possível movimentação do deputado.