O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta última segunda-feira (25) que a privatização da Petrobras por venda de ações entra no radar de ações do governo, embora considere o projeto de difícil implementação.
De acordo com informações divulgadas pela CNN Brasil, o governo estuda uma forma de modificar o sistema de ações da empresa e, de quebra, privatizá-la, por meio da venda de ações.
Ainda de acordo com a mesma reportagem, o governo pretende manter o chamado Golden Share, sendo a posição de poder de ser o maior acionista da petroleira.
Além disso, existe um consenso entre a equipe econômica e a cúpula do congresso sobre a viabilidade de fazer essa privatização por meio de projeto de lei, que libere a venda de ações.
O plano seria criar uma situação societária em que nenhum outro acionista poderia possuir mais ações da empresa do que a União.
A notícia fez com que a Bolsa de Valores de São Paulo, que vinha de uma série de quedas por causa das discussões sobre o teto de gastos por conta do reajuste do novo programa social do Governo, o Auxílio Brasil, subisse.
O governo e o BNDES, agora, possuem 36,75% dos papéis da Petrobras, contando as ações ordinárias e preferenciais. Em ações ordinárias, o governo mantém o controle da Petrobras com 50,5% das ações.
Entenda a privatização da Petrobras por meio da venda de ações
De acordo com o que foi apurado pela CNN Brasil, o governo deseja derrubar o sistema de ações ordinárias e preferenciais, onde as ações ordinárias dão direito a voto no conselho de investidores e as ações preferenciais têm preferência no recebimento de dividendos da empresa.
Acordo com a equipe do governo, apenas isso já faria com que as ações aumentassem de preço e valorizasse a empresa.
O próximo passo seria um projeto de lei, que permitisse ao governo manter apenas o indispensável para ter poder de veto e escolher o presidente da Petrobras, vendendo o restante das ações no mercado. A ideia inicialmente proposta é a de que o governo manteria apenas 10% das ações da Petrobras, e começaria a sua venda de ações ao mercado pelas ações em posse do BNDES e BNDESPAR
A reação do mercado
O mercado recebeu essas notícias de forma extremamente positiva. As ações preferenciais da Petrobras fecharam em alta de 6,84% e as ordinárias 6,13%
Levados por este otimismo, o pregão da bolsa de valores de São Paulo teve valorização de 2,28%, fechando nos 108.714 pontos.