Após perder as prévias do PSDB ao Palácio do Planalto, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), negocia segundo a coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles, sua filiação ao PSD do ex-ministro Gilberto Kassab.
Segundo apurou a coluna, Leite e Kassab já tiveram ao menos duas conversas sobre o assunto somente em janeiro deste ano: uma em Brasília e outra em Porto Alegre.
Aliados de Leite dizem que as conversas foram “boas” e ressaltam que, se for mesmo para o PSD, o governador levará um grupo de aliados não só do Rio Grande do Sul, como de outros estados.
Após perder as prévias tucanas para o governador João Doria em novembro, Leite chegou a prometer que ficaria no PSDB, mas, nas últimas semanas passou a admitir que poderá sair da sigla.
O governador gaúcho vem mantendo as críticas a Doria e intensificou encontros com pré-candidatos ao Palácio do Planalto de outras siglas. Em breve, por exemplo, receberá a senadora Simone Tebet (MS), presidenciável do MDB.
Apesar dos movimentos políticos, Eduardo Leite tem prometido que não tentará reeleição ao governo gaúcho, nem disputará qualquer outro cargo este ano.