O ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, revelou estar com câncer de esôfago. Após divulgação da notícia, dada pelo próprio Mujica durante entrevista coletiva, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, publicou post nas redes sociais em solidariedade ao amigo:
“Ao irmão @pepe.mujicaok, minha admiração e solidariedade. Você é um farol na luta por um mundo melhor. Sempre estivemos juntos nos momentos bons e nos momentos difíceis. Muito carinho e força, meus e de @janjalula, para você e Lucía.”
A mensagem, endereçada também à esposa de Mujica, a senadora Lucía Topolansky Saavedra, foi postada no X.
Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015. Na luta contra a ditadura uruguaia, nos anos 1960, foi preso e torturado.
Na entrevista em que revelou ter sido diagnosticado com câncer de esôfago, Mujica lembrou aos jornalistas que sofre há mais de 20 anos de uma doença imunológica, que deve dificultar tratamentos convencionais contra o câncer.
Aparentando serenidade, o ex-presidente uruguaio, de 88 anos, disse ter enfrentado a morte outras vezes, mas que, agora, apareceu-lhe “de foice em punho”