O presidente americano Donald Trump externou pressa na escolha de um novo nome para a Suprema Corte dos Estados Unidos. De acordo com o G1, em seu perfil no Twitter, neste sábado (19), ele afirmou que o sucessor da juíza Ruth Bader Ginsburg será escolhido ‘sem demora’.
.@GOP We were put in this position of power and importance to make decisions for the people who so proudly elected us, the most important of which has long been considered to be the selection of United States Supreme Court Justices. We have this obligation, without delay!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) September 19, 2020
“Fomos colocados nesta posição de poder e importância para tomar decisões pelas pessoas que nos elegeram com tanto orgulho, a mais importante há muito tempo é considerada a escolha dos juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos. Temos essa obrigação, sem demora!”, escreveu Trump na rede social.
Ginsburg faleceu na sexta-feira (18), aos 87 anos, vítima de um câncer de pâncreas e ocupava um das nove cadeiras do mais alto tribunal federal desde 1993. Indicada pelo democrata Bill Clinton, a juíza se destacava pela postura liberal. Com sua morte, no entanto, a Suprema Corte fica formada por três juízes liberais e cinco conservadores.
É dado praticamente como certo que a ala conservadora ganhará um sexto integrante com a indicação de Trump. Essa pressa na escolha, inclusive, vem sendo alvo de críticas do líder democrata no Senado. Para o opositor Chuck Schumer, seria inadequada a definição de escolha do novo juiz nas vésperas das eleições, marcadas para novembro.
Por outro lado, o líder dos republicanos, Mitch McConnell, afirmou que o Senado irá apoiar a escolha de Trump para o lugar de Ruth Bader Ginsburg. A certeza dada pelo parlamentar tem base em números, já que a o Partido Republicano ocupa 53 das 100 cadeiras do Senado.