Com relação distante desde o início de 2021, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) voltaram a se aproximar nas últimas semanas. A informação é do colunista Igor Gadelha do portal Metrópoles, que afirma que só nesta semana, os dois já participaram de pelo menos dois eventos juntos.
Na última terça-feira (7), Bolsonaro fez questão de chamar Mourão para participar de reunião ministerial no Palácio da Alvorada. O general não era convidado para esses encontros desde o começo do ano e chegou a reclamar, em 15 de junho, que sentia falta disso.
Nesta última sexta-feira (9), os dois voltaram a se encontrar. Dessa vez, na solenidade militar de entrega de espadins dos cadetes da Força Aérea Brasileira, em Pirassununga (SP). Mourão fez questão de registrar nas redes sociais que participou do evento ao lado de Bolsonaro.
Nesta manhã, ao lado do PR @jairbolsonaro, participei da cerimônia de entrega do Espadim a 205 novos cadetes da Academia da Força Aérea(AFA), em Pirassununga/SP. Parabéns a estes jovens pela gloriosa conquista. E lembro: o céu é o limite! pic.twitter.com/84ypUPyBsr
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) July 9, 2021
Segundo aliados do presidente e do vice-presidente, os dois estão em processo de reaproximação. Os dois lados avaliam, contudo, que dificilmente a relação deve evoluir a ponto de Bolsonaro convidar Mourão para ser seu candidato a vice novamente em 2022.
Na terça-feira (6/7), em conversa com vereadores da Câmara Municipal de Guarantã do Norte (MT), Bolsonaro brincou, afirmando que “vice bom é aquele que não aparece”. “Quem é o vice? Vice bom é aquele que não aparece, hein?”, afirmou o presidente.