O MDB do Rio Grande do Sul aprovou neste último domingo (31) conforme o Correio Braziliense, o apoio à candidatura do ex-governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) ao governo estadual. A legenda retirou o deputado estadual Gabriel Souza (MDB) da disputa, que deve compor a chapa de Leite como vice. No mesmo dia, o PSDB confirmou a candidatura do ex-governador.
“Eu sei que, para o MDB, essa discussão não foi fácil. Mas asseguro que não serão coadjuvantes, serão protagonistas”, disse Leite em coletiva de imprensa logo após as convenções estaduais dos dois partidos. “A grande reforma que temos que fazer é na Educação. Estaremos ao teu lado para, juntos, governarmos o Rio Grande do Sul mais uma vez”, discursou Souza, que também participou da coletiva.
A decisão, porém, recebeu forte resistência dentro do MDB. O apoio a Leite foi sustentado por uma estreita margem, com 239 votos a favor e 212 contra. O acordo é uma exigência dos tucanos para consolidar o apoio no cenário nacional a Simone Tebet (MDB), candidata ao Planalto. O diretório nacional emedebista trabalhou em prol das negociações, que envolveram a participação de Tebet e do presidente nacional da legenda, deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP).
Porém, a velha guarda do MDB gaúcho se mostrou veementemente contra o apoio a Eduardo Leite e defendia candidatura própria para o partido. A insatisfação se fez presente durante a convenção estadual, com vaias e discursos contra a gestão tucana no estado.