A Ford vai investir 1,05 bilhão de dólares em suas operações de produção na África do Sul, incluindo recursos para ampliação de capacidade de fabricação da picape Ranger, afirmou a montadora norte-americana nesta terça-feira (2).
Localizada em Silverton, subúrbio da capital administrativa Pretória, a planta também irá construir picapes da Volkswagen – parte de um acordo entre as duas montadoras.
Com o anúncio, a empresa fortalece o grupo de montadoras globais, dentre elas a Volkswagen, Nissan e Toyota, que estão expandindo a produção na região.
Segundo Andrea Carvalho, diretor de operações do grupo de mercados internos da Ford, a montadora pretende elevar a sua capacidade instalada na África do Sul de 168 mil para 200 mil veículos. O executivo expôs que é o maior investimento nos 97 anos da Ford na região.
A empresa vende cerca de um terço da produção local na África do Sul e em outros mercados da África Subsaariana. O restante é exportado.
O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, estava presente no evento da Ford e afirmou que a companhia ajudou a trazer 12 fornecedores de autopeças para o país.
O plano Sul-africano tem como meta ultrapassar o dobro da produção anual e elevar a participação de autopeças nacionais.