O pedido de demissão do ex-juiz Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, nesta sexta-feira (24), levou aos assuntos mais comentados do Twitter uma série de hashtags contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “#ForaBolsonaro”, “#bolsonarotraidor” e “#BolsonaroEnloqueceu” estavam entre os cinco tópicos mais citados na rede.
Moro é de longe o assunto mais comentado no Twitter, depois de coletiva de imprensa em que formalizou sua saída do governo. Na ocasião, afirmou que o presidente tentou intervir na Polícia Federal (PF) não só trocando seu comando, com a demissão do agora ex-diretor-geral Maurício Valeixo, mas inclusive pedindo “relatórios de inteligência”.
“Presidente queria alguém para ligar, colher informações, colher relatórios de inteligência. Isso não é papel da Polícia Federal”, acusou ele.
As declarações de Moro causaram críticas duríssimas, requisições de providências e até pedido de impeachment por parte de congressistas da Câmara dos Deputados e do Senado, da mídia internacional, de entidades da sociedade civil, militares e governadores. Mesmo apoiadores do presidente saíram em defesa do ex-juiz, cobrando explicações de Bolsonaro.