O presidente Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (14) que vai anunciar três medidas de ampliação de crédito para população. Segundo o presidente, “dinheiro bom é na mão do povo”.
— O Brasil vai crescer mais, porque tem uma coisa acontecendo nesse país, temos o menor nível de desemprego da história, crescimento da massa salarial e a quantidade de crédito que nunca teve e vamos anunciar mais três políticas de crédito nesse país — disse Lula em discurso nesta sexta.
O governo trabalha para anunciar uma nova modalidade de crédito consignado privado sem nenhuma limitação dos juros que poderão ser cobrados até meados de março. O ministro Fernando Haddad afirmou nesta quinta que o projeto será enviado ao Congresso ainda antes do Carnaval.
Lula defendeu que outros setores da sociedade, como trabalhadores, pequenos trabalhadores ruais, e pequenos empreendedores tenham acesso a um crédito barato.
— Porque dinheiro bom não é aquele que vai para mão do rico, que ele compra dólar e fica explorando é aquele que vai para mão do povo, para o trabalhador, para o pequeno trabalhador rural, pequeno empreendedor individual — completou o presidente Lula.
Consignado privado
O governo deve enviar ao Congresso Nacional o novo formato do consignado privado sem nenhuma limitação dos juros que poderão ser cobrados. O plano é começar a operação via eSocial por volta do dia 12. Técnicos do Executivo e dos bancos estão trabalhando no sistema.
Os bancos vão poder ofercer esse crédito inicialmente diretamente no aplicativo dos bancos. Depois, em todos os demais canais.
A medida atende o pleito dos bancos e contraria o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que queria um desenho nos moldes do consignado do INSS.
A proposta que será enviada pelo governo deve conter apenas o “básico” para operacionalização da modalidade a partir da base de dados do eSocial, sistema do governo em que as empresas registram as informações de seus funcionários com carteira assinada, público-alvo da modalidade.