quinta-feira 20 de fevereiro de 2025
O então candidato à Presidência Lula (PT) e o publicitário Sidônio Palmeira, em 2022 - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Após chegada de Sidônio, Lula ganha views, mas perde engajamento nas redes sociais
terça-feira 18 de fevereiro de 2025 às 16:27h

Após chegada de Sidônio, Lula ganha views, mas perde engajamento nas redes sociais

NOTÍCIAS


Desde que Sidônio Palmeira assumiu a Secretaria de Comunicação Social (Secom), as redes sociais do governo federal e do presidente Lula da Silva (PT) tiveram um aumento no número de visualizações, mas, em contrapartida, registraram queda no engajamento – ou seja, menos curtidas, compartilhamentos e comentários.

A Secom, que gerencia as contas institucionais do governo e as pessoais de Lula, tem priorizado o Instagram e o TikTok, redes com maior apelo entre o público jovem. No entanto, levantamento da GloboNews mostra que, sob Sidônio, as interações caíram em comparação à gestão anterior, comandada por Paulo Pimenta.

Queda no engajamento no Instagram

Na conta pessoal de Lula, entre 27 de novembro e 16 de dezembro de 2024, foram 9,5 milhões de interações. Já entre 27 de janeiro e 15 de fevereiro de 2025, o número caiu para 4,9 milhões, uma redução de 48% no engajamento.

Por outro lado, as visualizações subiram 10%, passando de 42,5 milhões para 46,9 milhões no mesmo período.

Nas redes do governo federal, a comparação entre o último mês da gestão Pimenta e o primeiro de Sidônio mostra uma queda de 20% nas interações e um aumento de 70% nas visualizações, indicando um crescimento impulsionado por anúncios pagos.

TikTok em alta

Diferentemente do Instagram, o TikTok apresentou crescimento em todas as métricas. Na conta pessoal de Lula, os engajamentos subiram 52%, e as visualizações cresceram 87%. No perfil do governo federal, o aumento foi ainda mais expressivo: 143% nas interações e 88% nas visualizações.

Apesar da alta no TikTok, a soma geral do Instagram e TikTok indica uma queda no engajamento total de 42,9% (veja números detalhados abaixo).

Contas institucionais esvaziadas

Uma mudança significativa sob Sidônio foi a redução do uso dos canais institucionais do governo. A Secom praticamente parou de atualizar perfis oficiais, como os da Presidência da República e da própria secretaria, em plataformas como Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, X e WhatsApp. Essas contas estão há quase um mês sem postagens, apesar de, na última movimentação, somarem mais de 4 milhões de visualizações.

As contas regionais do governo no WhatsApp, que divulgam conteúdos voltados para os estados, também tiveram uma redução no volume de postagens. Além disso, a Secom interrompeu o envio de áudios com informações e anúncios governamentais.

Mudanças implementadas na Secom

Sidônio foi escolhido por Lula para tentar melhorar a comunicação digital do governo, após o presidente afirmar que estava “perdendo a batalha” nas redes para os bolsonaristas. O ministro assumiu a pasta com autonomia para reestruturar a comunicação e passou a ter controle total sobre todas as áreas da secretaria – algo que Paulo Pimenta não tinha.

Logo ao assumir, Sidônio demitiu a secretária de Estratégia Digital, Brunna Rosa, responsável pelas redes institucionais do governo, e nomeou Mariah Queiroz, que cuidava da comunicação do prefeito de Recife, João Campos.

Além disso, o fotógrafo Ricardo Stuckert perdeu o controle exclusivo sobre as redes de Lula e do governo no Instagram. Agora, as postagens são coordenadas por Mariah. A jornalista Luiza Naves, da equipe de Mariah, passou a acompanhar Lula em eventos públicos e produzir vídeos – tarefa antes desempenhada por Stuckert.

Na Secretaria de Imprensa, José Chrispiniano foi substituído por Laércio Portela.

A nova equipe de redes tem apostado em uma imagem mais despojada e menos institucional de Lula, explorando sua figura pessoal. A identidade visual também foi modificada, com menos uso dos logotipos oficiais do governo.

Principais números das redes sociais de Lula e do governo federal

📌 Conta pessoal de Lula

Instagram (13,3 milhões de seguidores)

📅 27/11 a 16/12 (Gestão Paulo Pimenta)

✔️ Curtidas: 8,5 milhões

✔️ Comentários: 642 mil

✔️ Compartilhamentos: 433 mil

✔️ Engajamento total: 9,57 milhões

✔️ Visualizações de reels: 42,5 milhões

📅 27/01 a 15/02 (Gestão Sidônio Palmeira)

✔️ Curtidas: 4,18 milhões (queda de 50,7%)

✔️ Comentários: 439 mil (queda de 31,6%)

✔️ Compartilhamentos: 321 mil (queda de 25,8%)

✔️ Engajamento total: 4,94 milhões (queda de 48,3%)

✔️ Visualizações de reels: 46,9 milhões (alta de 10%)

TikTok (5,1 milhões de seguidores)

📅 27/11 a 16/12 (Gestão Paulo Pimenta)

✔️ Curtidas: 474 mil

✔️ Comentários: 58 mil

✔️ Compartilhamentos: 18,7 mil

✔️ Engajamento total: 550 mil

✔️ Visualizações de vídeos: 5,28 milhões

📅 27/01 a 15/02 (Gestão Sidônio Palmeira)

✔️ Curtidas: 701 mil (alta de 47,9%)

✔️ Comentários: 107 mil (alta de 84,1%)

✔️ Compartilhamentos: 31,9 mil (alta de 70,6%)

✔️ Engajamento total: 840 mil (alta de 52,5%)

✔️ Visualizações de vídeos: 9,9 milhões (alta de 87,5%)

Dados das contas do governo

Veja abaixo os principais dados das contas do governo:

📌 Instagram – 1,7 milhão de seguidores

📅 De 16/12 a 17/01 (30 dias) – Gestão Paulo Pimenta

✔️ Curtidas: 1,5 milhão

✔️ Comentários: 120 mil

✔️ Compartilhamentos: 546 mil

✔️ Engajamento total: 2,16 milhões

✔️ Visualizações de reels: 8,9 milhões

📅 De 18/01 a 17/02 (30 dias) – Gestão Sidônio Palmeira

✔️ Curtidas: 1,3 milhão (queda de 13,3%)

✔️ Comentários: 90,2 mil (queda de 25%)

✔️ Compartilhamentos: 346,6 mil (queda de 36,5%)

✔️ Engajamento total: 1,73 milhões (queda de 20%)

✔️ Visualizações de reels: 15,2 milhões (alta de 70,8%)

📊 Mais dados do Instagram

📌 Visualizações da página: 290 milhões (alta de 23,7%)

📌 Alcance: 68,8 milhões de contas (alta de 20%)

📌 Interações com conteúdo: 2,1 milhões (queda de 6,1%)

📌 61,8 milhões de acessos vieram de anúncios (alta de 27,4%)

📌 15 milhões de acessos foram orgânicos (queda de 7,2%)

📌 Facebook – 2 milhões de seguidores

📌 Visualizações da página: 317,9 milhões (queda de 4,9%)

📌 Interações com conteúdo: 157 mil (queda de 22%)

📌 Acessos orgânicos: 1%

📌 Acessos por anúncios: 99%

📌 TikTok – 356 mil seguidores

📅 De 16/12 a 17/01 (30 dias) – Gestão Paulo Pimenta

✔️ Visualizações: 3,4 milhões

✔️ Curtidas: 223 mil

✔️ Comentários: 21 mil

✔️ Compartilhamentos: 29 mil

✔️ Engajamento total: 273 mil

📅 De 18/01 a 17/02 (30 dias) – Gestão Sidônio Palmeira

✔️ Visualizações: 6,4 milhões (alta de 88%)

✔️ Curtidas: 566 mil (alta de 154%)

✔️ Comentários: 34 mil (alta de 62%)

✔️ Compartilhamentos: 65 mil (alta de 124%)

✔️ Engajamento total: 665 mil (alta de 143%)

 

Veja também

Falso advogado é preso em Salvador por envolvimento em esquema de fraude

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!