Após o anúncio do Instituto Butantã de que a CoronaVac, vacina desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, tem eficácia de 78% nos estudos no Brasil, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro usou as redes sociais para parabenizar o governo de São Paulo.
“De se comemorar os resultados dos testes da vacina Coronavac desenvolvida pelo Instituto Butantã e congratular o Governo de São Paulo pela iniciativa e pelo senso de urgência. De se esperar a atenção dos outros órgãos para que a vacinação possa ser iniciada o quanto antes”, escreveu Moro nas redes sociais.
Sergio Moro e o governador de São Paulo, João Doria, se tornaram adversários políticos do presidente Jair Bolsonaro. A vacina CoronaVac se tornou um ponto de tensão entre o governo de São Paulo e o Palácio do Planalto, colocando a urgência pela vacinação no centro de uma briga política. Bolsonaro tem questionado a eficácia e a segurança das vacinas, principalmente a CoronaVac, apesar de não haver nenhuma evidência científica que comprove suas alegações.
Nesta última quinta-feira (7), os dados completos do estudo da vacina foram apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o próximo passo para a aprovação emergencial do uso do imunizante no país. João Doria afirmou que a eficácia do imunizante ficou entre 78% e 100% para os distintos grupos testados. A eficácia da CoronaVac está acima da meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para que uma vacina seja considerada segura, de 50%.