Em frente ao Palácio da Justiça, o futuro ministro Flávio Dino cumprimentou apoiadores que se aglomeravam no local neste domingo (1º), dia da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Rodeado de seguranças, o chefe da pasta chegou a pegar uma criança no colo e mostrar o futuro local de trabalho dele, registra a coluna de Francisco Dutra, do Metrópoles, .
Populares que interagiram com Dino gritavam palavras de ordem contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como “quebra o sigilo”, além de pedir a prisão do antigo chefe do Executivo.
“Bolsonaro preso. Anistia, não!”, manifestavam-se.
Flávio Dino (PSB) é senador eleito pelo Maranhão e ex-governador do estado. Antes de tomar posse no Congresso, seu nome já foi alçado ao Ministério da Justiça por Lula (PT). O anúncio à imprensa foi realizado em 9 de dezembro de 2022.
Formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (1991) e mestre em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), Dino também foi juiz federal da 1ª Região (TRF1) de 1994 até 2006, quando deixou a magistratura para entrar na política – ele foi eleito deputado federal em 2007 e ficou no cargo até 2011.
Além disso, de 2011 a 2014. Dino também presidiu o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Dino foi o primeiro governador eleito pelo PCdoB na história do partido, com 63,52% dos votos contra Lobão Filho (PMDB), que recebeu 33,69% dos votos válidos.