O Arranjo Produtivo Local (APL) Proind Bahia ganhou um importante instrumento de trabalho com o lançamento do site: http://www.proind-bahia.com.br durante o evento nacional Mossoró Oil & Gas Expo, no Ceará, que encerrou nessa quinta-feira (28), com foco no setor de petróleo e gás, que teve como proposta central discutir a extração em terra e águas rasas, bem como, a cadeia produtiva, incluindo sobretudo, os fornecedores de bens e serviços.
De acordo com Laís Maciel Lafuente, diretora de Interiorização do Desenvolvimento, todas as ações articuladas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) visam a atração, reativação e consolidação da cadeia produtiva da Bahia. O site, além de ajudar na divulgação do APL, auxiliará na busca de oportunidade no setor metal/mecânico, principal prestador de serviço da indústria de petróleo e gás.
“Desde 2017, estamos atuando fortemente no fomento ao setor de petróleo e gás baiano, juntamente com o Sebrae e o APL Proind Bahia. Entregamos mais um produto construído à seis mãos, que vai colocar as empresas baianas em destaque por, através da cooperação, se tornarem mais competitivas no mercado de Petróleo e Gás. A qualidade e preço dos serviços prestados já são reconhecidos pelos grandes players do setor e esta união de ações consolida o APL como referência de cooperativismo na Bahia”, afirma a diretora.
“O stand do APL Proind Bahia neste fórum só foi possível graças ao apoio de duas instituições que têm nos dado um suporte imenso, o Sebrae e a SDE. Sem o esforço deles ficaria muito difícil para nós, empresários, galgarmos posições, abrirmos portas e mostrarmos que realmente temos competência para atender o mercado local e todo o mercado brasileiro. É importante destacar que o empresariado é representado por micro, pequenas e médias empresas. Junto conosco crescem as oportunidades de empregos, a contribuição para termos um APL forte e a possibilidade de aumentar a arrecadação do Estado. Sem esse suporte dificilmente estaríamos no ponto onde estamos”, afirma Carlos González, presidente do APL Proind Bahia.
Aline Lobo, gestora do projeto de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae Bahia, destaca que a Mossoró Oil & Gas de 2019 é um marco, já que o setor está sendo revitalizado através da política do REATE (Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres). “A participação do APL no evento permite acesso às informações e novas tecnologias do mercado onshore. Lançar o site, promover os associados e oportunizar que eles interagindo com outros atores, depois de quase oito anos sem que essas empresas pudessem participar de nenhum evento representativo do setor é extremamente significativo. Voltaremos para a Bahia e continuaremos trabalhando na revitalização da nossa cadeia de suprimentos, de engenharia, ampliando o número de associados e de oportunidades de negócios para a cadeia e o grupo”, diz.
APL Proind Bahia
O parque industrial baiano desenvolveu-se e especializou-se para atender os setores eixos de desenvolvimento industrial do estado, assim como petróleo, gás e naval, indústria petroquímica, papel e celulose e, recentemente, energias renováveis. O APL Proind Bahia surgiu como um coletivo de empresas fornecedoras de bens e serviços industriais, que visam atingir um maior grau de crescimento e acessar mercados de maneira mais organizada.
O arranjo é formado por 45 empresas integradas e reconhecidas nos setores de interesse que atuam por meio de parcerias estratégicas entre os atores do APL. O objetivo principal do Proind Bahia é integrar as empresas da região aos setores de interesse, potencializar sua inserção no mercado através do reconhecimento das competências, mapear e promover a atração de oportunidade de negócios; promover parcerias estratégicas locais, regionais, nacionais e internacionais.