Na esperança de fugir de situações de perseguição ou de violência em seus países de origem, milhares de pessoas pedem asilo aos EUA todos os anos. Desde janeiro, o governo americano recebeu 295 mil pedidos de asilo, sendo 3,4 mil de brasileiros.
O número situa o Brasil na 17ª posição entre as nacionalidades que mais pedem o benefício imigratório aos EUA. A lista é liderada por Cuba (74 mil), Venezuela (67 mil), Colômbia (25 mil), Nicarágua (23 mil) e Haiti (18 mil).
Levantamento do AG Immigration mostra que apenas 11% dos pedidos de asilo feitos por brasileiros foram aceitos pelo governo dos EUA no primeiro semestre do ano fiscal de 2023.
É a décima menor taxa de aprovação de uma lista de 65 países para os quais o dado está disponível e é menor, por exemplo, do que a taxa da Coreia do Norte (13%). Etiópia (78%), Eritreia (78%), Myanmar (75%) e Bielorrússia (73%) lideram o ranking de aprovações.
Atrás do Brasil, estão nações como El Salvador (10%), Guatemala (9%), Cuba (7%) e México (4%), que mesmo com sérios problemas de violência ou de funcionamento das instituições, não conseguem atender aos critérios exigidos em lei para o asilo.