Apenas 10 dos 39 deputados federais da Bahia votaram a favor da emenda que permitia aos partidos políticos devolverem aos cofres públicos recursos do Fundo Partidário não utilizados.
A proposta, de autoria de Marcel Van Hattem (Novo-RS), foi rejeitada pela Câmara na última terça-feira (2) por 294 votos contra 144.
Na lista de parlamentares do estado que se posicionaram favoravelmente à devolução das sobras do fundo para o Tesouro Nacional estão, segundo publicou o jornal Correio, os deputados Alice Portugal e Daniel Almeida (PCdoB), Leur Lomanto Júnior e Paulo Azi (DEM), Lídice da Mata e Marcelo Nilo (PSB), João Carlos Bacelar (Podemos), Dayane Pimentel (PSL), Uldurico Junior (PPL) e Waldenor Pereira (PT). Outros dois se abstiveram: Jorge Solla e Joseildo Ramos (PT). Os 27 restantes optaram por manter o dinheiro no caixa das legendas.
Entre os deputados baianos que apoiaram a proposta, quatro contrariaram a orientação de suas bancadas: Dayane Pimentel, Waldenor Pereira, Leur Júnior e Paulo Azi.