A rainha Elizabeth II, que recebeu ordens dos médicos para tirar duas semanas de folga de suas funções reais, foi fotografada nesta segunda-feira dirigindo sozinha ao redor do Castelo de Windsor, sua residência de fim de semana. A imagem, que apareceu em vários sites da mídia britânica, mostrou a monarca de 95 anos usando um lenço na cabeça e óculos de sol ao volante do carro.
No fim de outubro, conforme lembrou o O Globo, a rainha foi forçada a cancelar compromissos planejados, como uma viagem à Irlanda do Norte e sua ida à 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26) em Glasgow, na Escócia. A monarca passou a noite do dia 20 do mês passado no hospital devido a uma enfermidade não especificada, mas não relacionada à Covid-19.
O Palácio de Buckingham disse que ela foi aconselhada pelos médicos a descansar e evitar visitas oficiais por pelo menos duas semanas. Sobre não comparecer à COP-26, evento que era considerado de grande importância na agenda real, um comunicado oficial afirmou que a rainha “sentia muito”.
Apesar de não ter comparecido à COP-26, Elizabeth II mandou uma mensagem de vídeo aos líderes reunidos em Glasgow, na qual fez um chamado para que formem uma “frente comum” para enfrentar a mudança climática e “resolver os problemas mais insuperáveis”.
— Muitos são aqueles que esperam que a herança desta cúpula, inscrita em livros de História que ainda não foram impressos, descreva que houve dirigentes que não deixaram a oportunidade passar e responderam ao chamado das gerações futuras — disse a monarca. — Nenhum de nós viverá eternamente. O sucesso [da cúpula] não é para nós mesmos, mas para nossos filhos, os filhos de nossos filhos e os que seguirão os seus passos.
A rainha ainda realizou várias audiências virtuais por videoconferência, onde apareceu bem e alegre, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que havia falado com ela na semana passada e que ela estava “em muito boa forma”.
Elizabeth II, que no ano que vem celebrará 70 anos de reinado, é conhecida pela boa saúde, tendo sido hospitalizada antes somente em 2013, por causa de uma gastroenterite. Ela também passou por uma cirurgia de catarata, em 2018, e uma operação no joelho, em 2003. Em outubro, foi vista pela primeira vez em 17 anos com uma bengala, antes de uma missa na Abadia de Westminster.