quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / CURIOSIDADES / Aos 113 anos, latino americano se torna homem mais velho do mundo, conforme Guinness Book
domingo 4 de julho de 2021 às 12:29h

Aos 113 anos, latino americano se torna homem mais velho do mundo, conforme Guinness Book

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


“Ter amor em abundância e viver a vida sem raiva”, esse é o segredo de viver muito, disse ele

Um ex-agricultor de cana-de-açúcar em Porto Rico foi confirmado como o homem mais velho do mundo pelo Guinness World Records, poucas semanas antes de seu 113º aniversário.

Emilio Flores Márquez nasceu em 8 de agosto de 1908, em Carolina, Porto Rico, completando 112 anos e 326 dias na última quarta-feira (30), quando o Guinness World Records anunciou o recorde.

Enquanto crescia, Márquez, o segundo mais velho de 11 filhos, cuidava de muitas tarefas domésticas e ajudava a cuidar dos irmãos mais novos.

Homem mais velho do mundo é porto-riquenho com 112 anos de idade
Emilio Flores Márquez nasceu em 8 de agosto de 1908 / Foto: Divulgação

Ele também trabalhava na fazenda de cana de seu pai desde criança: regava as plantas e carregava a cana cortada em vagões para transporte, segundo nota do Guinness World Registros.

“Eu era o mais velho dos filhos, então fazia de tudo”, disse Márquez ao Guinness World Records. “Esfreguei, cuidei dos meninos, fiz de tudo.”

Ele continuou a trabalhar na fazenda, “tornando-se finalmente a forma como sustentava sua família”, segundo o Guinness World Records.

Márquez foi casado com Andrea Perez por 75 anos, até sua morte em 2010 e ficar viúvo. O casal teve quatro filhos. Ele também tem cinco netos e cinco bisnetos.

Ele agora mora em Rio Piedras, Porto Rico, com seus dois filhos sobreviventes, Tirsa e “Millito”.

Márquez, que perdeu a maior parte da audição, passou por uma cirurgia para implante de um marca-passo quando tinha 101 anos – mas ele ainda está forte e com boa saúde, disse o comunicado à imprensa.

Conhecido como “Don Millo”, a chave para uma vida feliz de Márquez é “ter amor em abundância e viver a vida sem raiva”.

“Meu pai me criou com amor, amando a todos”, disse a família de Márquez ao Guinness World Records. “Ele sempre disse a mim e aos meus irmãos para fazer o bem, para compartilhar tudo com os outros.”

O homem mais velho ainda vivo reconhecido pelo Guinness World Records era Dumitru Comanescu da Romênia. Ele morreu em 27 de junho de 2020, menos de um mês após o recebimento do registro, com a idade de 111 anos 219 dias.

Após sua morte, o Guinness World Records disse que “recebeu evidências” em apoio a Márquez, que nasceu três meses antes de Comanescu.

A pessoa mais velha na Terra é Kane Takana, de 118 anos, que mora em uma casa de repouso em Fukuoka, Japão. Em março, seu neto disse à CNN que Takana busca o recorde da pessoa mais velha que já viveu, que está nas mãos de Jeanne Louise Calment, uma francesa que morreu aos 122 anos.

Mulher na Bahia viveu 126 anos

No Brasil, mas precisamente na Bahia, a idosa Maria Gonçalves dos Santos, pode ter sido a mulher que viveu por mais tempo no mundo, morreu em 2016 no município de Medeiros Neto, na região sul da Bahia. A morte foi confirmada pelo abrigo Lar dos Idosos São José, onde a mulher viveu por mais de 20 anos. Ela tinha  126 anos.

Idosa de 126 anos vive em abrigo na Bahia (Foto: Reprodução / TV Bahia)
Idosa de 126 anos morava em abrigo na Bahia. (Foto: Reprodução / TV Bahia)

“Ela não tinha uma consciência perfeita, mas tinha laços de lucidez. Era uma pessoa tranquila e bastante amorosa. Sempre encostava o rosto em quem se aproximava e ficava beijando”, disse Vera Lúcia, que é funcionária do abrigo e ajudava a cuidar de dona Maria. Ela contou que a idosa morreu de causas naturais.

Identidade de idosa de 126 anos que mora na Bahia (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Identidade de idosa de 126 anos que morreu na Bahia (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!