quinta-feira 21 de novembro de 2024
Flávio Dino, Lula e Ricardo Lewandowski - Foto: Reprodução/Gov. Federal
Home / JUSTIÇA / Ao lado de Lewandowski, Lula faz anúncio sobre Ministério da Justiça
quinta-feira 11 de janeiro de 2024 às 11:39h

Ao lado de Lewandowski, Lula faz anúncio sobre Ministério da Justiça

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O presidente Lula da Silva (PT) faz um anúncio nesta quinta-feira (11) sobre o Ministério da Justiça e Segurança Pública, ao lado do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, favorito para comandar a pasta.

Lewandowski deve suceder no cargo o ex-ministro Flávio Dino, que foi nomeado por Lula e aprovado pelo Senado como novo ministro do STF – e deve tomar posse no cargo ainda este mês.

O nome do ministro aposentado do Supremo já vinha sendo especulado há semanas, e a aposta ganhou força após uma sequência de reuniões entre Lula, Dino e Lewandowski nesta semana. Houve um encontro na segunda, seguido de nova reunião nesta quarta e uma terceira nesta quinta.

Na noite de quarta, o blog da Júlia Duailibi no g1 já havia antecipado que Lewandowski tinha aceitado o convite de Lula e trabalhava para montar sua equipe na pasta.

“Estou indo para uma missão”, afirmou Lewandowski a aliados, segundo o blog da Daniela Lima.

“Número 2” de Dino no ministério, Ricardo Cappelli afirmou nesta quinta ao blog da Ana Flor que não deve seguir no posto. Lewandowski ainda não anunciou nenhum membro de sua futura equipe no ministério.

Ministro aposentado

Lewandowski se tornou ministro do STF em março de 2006 e se aposentou em abril de 2023, um mês antes de completar 75 anos – idade máxima para o posto. “Parto para novas jornadas”, afirmou ao anunciar a antecipação da aposentadoria.

Em julho, o Ministério das Relações Exteriores anunciou a nomeação de Lewandowski para o cargo de árbitro do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul.

A vaga de Lewandowski no STF foi ocupada por Cristiano Zanin, primeiro indicado de Lula ao tribunal no atual mandato. Quando tomar posse, Flávio Dino substituirá Rosa Weber, que se aposentou em setembro.

Desde a indicação de Dino para o STF, o governo passou por algumas semanas de especulações sobre a sucessão no Ministério da Justiça.

Veja também

Prefeito e ex-prefeito de Camaçari são multados pelo TCM da Bahia

O prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo e o seu antecessor no cargo, Ademar Delgado das …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!