O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na tarde desta terça-feira (29) com o prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT-CE), no Palácio do Planalto. Leitão é o único petista que conseguiu se eleger como prefeito de uma capital brasileira nas eleições deste ano.
O deputado estadual venceu, de virada, o deputado André Fernandes (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A diferença entre eles foi de apenas 11 mil votos.
Leitão chegou ao Planalto acompanhado de seu padrinho político, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT-CE), e do ministro da Educação, Camilo Santana (PT-CE), um dos principais caciques do PT no Ceará. O senador Cid Gomes (PSB-CE) também participou do encontro.
No segundo turno, o PT venceu apenas em uma capital, Fortaleza, e nos municípios de Camaçari (BA), Pelotas (RS) e Mauá (SP). O desempenho final é um pouco melhor do que o visto em 2020, mas distante do que já foi durante o primeiro governo de Lula e na administração de Dilma Rousseff. Ao todo, o PT elegeu 252 prefeitos, somando um eleitorado governado de 7,6 milhões de eleitores – em 2020 era 4,4 milhões de eleitores.