A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro medicamento injetável de uso semanal para sobrepeso e obesidade. O medicamento é produzido pela farmacêutica Novo Nordisk e age da mesma maneira que Ozempic, indicado para diabetes tipo 2.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta última segunda-feira (2).
O Wegovy (semaglutida 2,4mg) é fabricado pela farmacêutica Novo Nordisk, que também fabrica o Ozempic — medicamento para diabetes usado “off label” para a perda de peso.
A aprovação se baseou em resultados de estudos clínicos que envolveram mais de 4.500 pessoas no mundo. O remédio levou a uma redução média de 17% do peso corporal nos pacientes em cerca de 17 meses —1 a cada 3 participantes do estudo chegou a perder 20%. Os voluntários que realizaram parte do grupo controle, com uso de placebo, perderam apenas 2,4% de peso corporal.
A substância foi aprovada nos Estados Unidos no final de 2021. O preço é de US$ 1.349 (cerca de R$ 6 mil).
Ainda não há uma data definida de quando a substância chegará nas farmácias brasileiras e nem de quanto ela custará. Ela ainda não foi submetida para teste na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec ) para um eventual oferecimento no sistema público de saúde.
O medicamento tornou-se muito popular nas redes sociais a partir de outubro do ano passado, após o bilionário Elon Musk creditar o seu emagrecimento à semaglutida , e chegou a faltar nas farmácias americanas.
O remédio para tratar a diabetes tipo 2, é conhecido também pelos nomes comerciais Ozempic ou Wegovy.