Em pouco mais de um ano após a aprovação do seu Plano Digital 2019-2020, a Anvisa superou as metas e ampliou em cinco vezes o número de serviços digitais ofertados ao cidadão. De acordo com a Agência, o balanço de dados aponta para um total de 206 (83%) serviços totalmente digitais consolidados no período, bastante acima dos 19% verificados no início do plano, aprovado em outubro de 2019.
As informações foram divulgadas no dia 17/12, em um evento virtual que apresentou os resultados alcançados com o Plano Digital. Durante a atividade, o diretor-presidente Antonio Barra destacou os avanços em relação à meta pactuada em 2019 e também o fato de a Anvisa ter sido a instituição que mais contribuiu para a digitalização dos serviços do governo federal.
De acordo com Barra, a Agência contribuiu com 14% do total de serviços disponibilizados pelo governo, conforme pesquisa realizada pela Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia em outubro de 2020. O diretor-presidente também destacou a economia de R$ 168 milhões gerada com a implementação do plano, segundo metodologia adotada pelo Ministério da Economia.
“O Plano Digital da Anvisa representa um marco importante para o momento em que vivemos, não só pela redução dos custos e de tempo, mas também pela maior segurança e comodidade aos cidadãos, que não precisam se deslocar presencialmente para acessar os serviços da Agência, fator importante para a proteção da saúde da população neste momento de enfrentamento à pandemia”, destacou Barra.
O evento contou com a participação do secretário adjunto de Governo Digital, Ciro Avelino, que parabenizou a Anvisa pelo trabalho realizado, reconhecendo o empenho e o destaque da instituição na transformação digital, mesmo diante do cenário de pandemia. Também houve a participação do titular da Secretaria Especial de Modernização do Estado (Seme), José Ricardo Martins da Veiga.
Unidade digital
Durante o evento virtual, representantes da Assessoria de Planejamento (Aplan) e da Gerência Geral de Tecnologia de Informação (GGTIN) da Anvisa apresentaram aos participantes o modelo de gestão e outros destaques do Plano Digital, com a contribuição de servidores, gerentes e líderes de transformação digital envolvidos em sua execução do plano.
Na cerimônia que marcou o encerramento deste ciclo de transformação, também foi lançado o selo “Unidade digital da Anvisa”, para dar transparência e criar incentivos para a melhoria da qualidade dos serviços digitais ofertados aos usuários. Ao todo, 17 unidades foram contempladas com o selo, que possui uma gradação que varia de uma até cinco estrelas, conforme o nível de maturidade digital alcançado durante a vigência do plano.
Parceria
O Plano Digital foi resultado de uma parceria firmada entre a Anvisa, a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e a Seme, de forma alinhada à Estratégia de Governo Digital (EGD), que define os objetivos estratégicos, metas e indicadores da Política de Governança Digital, estabelecida pelo Decreto 8.638/2016 e posteriormente atualizada pelo Decreto 10.332/2020.
Como parte da estratégia de implementação da Política de Governança Digital do Poder Executivo, o plano previu a transformação de 120 serviços manuais da Anvisa para digitais, até o final de 2020.