A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) realizou, na última quinta-feira (11), uma reunião para coordenar a delegação que representará o Brasil na próxima reunião bilateral sobre o transporte rodoviário internacional de cargas e passageiros entre o Brasil e a Guiana, agendada para fevereiro, em Boa Vista (RR). Participaram do encontro representantes da Assessoria de Relações Internacionais da ANTT (ASINT/ANTT), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), Governo do Estado de Roraima, Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) e do setor privado.
O objetivo foi alinhar as expectativas das entidades brasileiras ligadas ao transporte entre os dois países e as informações que serão apresentadas pela delegação brasileira no encontro para discutir, entre outros temas, a definição das rotinas de emissão de licenças e modificações de frotas, porte obrigatório de passaporte para transportadores de cargas e passageiros e os seguros de responsabilidade civil.
Desde 2005, Brasil e Guiana têm um Acordo Bilateral firmado, mas ainda existem desafios a serem superados para efetivar o transporte entre os dois países. O momento representa uma boa oportunidade para avançar nas negociações. A última reunião bilateral ocorreu em 2019 e, desde então, as discussões sobre os aprimoramentos necessários no transporte entre Brasil e Guiana ganharam ainda mais relevância.
ASINT/ANTT
A Assessoria de Relações Internacionais da ANTT é uma unidade de apoio à Diretoria Colegiada e às Superintendências da Agência. Suas atribuições envolvem a promoção do diálogo com organismos e instituições internacionais visando a troca de experiências, coordenação da atuação internacional da ANTT, assessoramento quanto ao transporte internacional de cargas e passageiros e relacionamento com os organismos internacionais, em convenções, acordos e tratados, bem como junto aos demais órgãos e entidades do Governo Brasileiro.