Com o planejamento já em vista para o próximo ano, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) fechou, nesta quarta-feira (27), a série de seis reuniões ao longo de 2023 com representantes de empresas para conhecer sistemas informatizados que tragam mais modernização, celeridade e eficiência no dia a dia das ações de gestão, supervisão e gerenciamento da fiscalização contratual. Assim, a Agência espera ganhar em produtividade, oferecendo, consequentemente, maior qualidade dos serviços prestados à população. As soluções apresentam facilidades e recursos de automação já desejados pela ANTT, como integração com dispositivos móveis (celulares e tablets); gestão multiempresas (gestão contratual das várias concessionárias em um único ambiente virtual); geração de indicadores; análises e relatórios otimizados (a partir da complexidade e especificidade de cada empresa e/ou contrato); gestão isolada de cada área, departamento ou setor.
Além de parâmetros técnicos, em cada encontro os representantes da ANTT têm debatido com as empresas outras potencialidades e necessidades para atender as demandas da ANTT, destacadamente as relacionadas à segurança da informação.
Múltipla Integração
Independentemente do cumprimento de todas as rotinas já exigidas para os órgãos públicos para a produção, edição, assinatura e tramitação de documentos digitais no SEI – Sistema Eletrônico de Informação, a intenção da ANTT é buscar solução de mercado de excelência que também traga um maior repertório de ferramentas capazes de facilitar a busca, consulta, agrupamento, compartilhamento e principalmente o detalhamento – documental e temporal – das informações ligadas aos contratos de concessão celebrados no país.
Sob a liderança do diretor Luciano Lourenço, o tema foi discutido ao longo do segundo semestre de 2023, entre os superintendentes de Infraestrutura Rodoviária, Roger da Silva Pêgas, de Tecnologia da Informação, Klaymer Paz e de Governança e Gestão Estratégica, Mateus Salomé, além de técnicos da área de infraestrutura rodoviária e de tecnologia da informação. “A modernização e informatização das rotinas da SUROD é uma necessidade da ANTT e um desejo das concessionárias e dos órgãos de controle. Em 2024, temos a expectativa que esta agenda evolua consideravelmente”, registra o diretor.