Focados no desenvolvimento econômico da Bahia e na criação de um Complexo Sucroalcooleiro na região do Médio São Francisco, o governador em exercício João Leão (PP) e o deputado Antonio Henrique Júnior (PP), acompanhados de um grupo de empresários e agentes financeiros, percorreram vários municípios na quinta e sexta-feira.
Em Juazeiro visitaram a Agrovale, empresa produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade, sendo uma das maiores indústrias do Estado da Bahia. Depois, em Muquém do São Francisco, foram à Fazenda Santo Antônio, do Grupo Paranhos, onde está sendo construída a primeira usina de beneficiamento de cana para produção de etanol e açúcar no oeste baiano. A indústria deve entrar em funcionamento em 2021, trazendo um enorme avanço para a economia regional com a geração de empregos e distribuição de renda.
Na cidade de Barra a pauta econômica diversificada incluiu a fruticultura e a suinocultura. A comitiva visitou as instalações de uma beneficiadora de frutas que, depois de quase vinte anos, será e revitalizada para abrigar uma moderna fábrica de sucos (uva e manga), um empreendimento do Grupo Miolo/Vinícola Terra Nova, que está investindo mais de R$ 10 milhões para reforma da estrutura fabril desativada, aquisição de equipamentos e implantação de vinhedo em uma área de 50 hectares.
O outro empreendimento de grande porte visitado pelos representantes do Governo do Estado foi a Fazenda Saudável, adquirida pelo Grupo Euroeste, de capital português. Na área de 4.000 hectares está sendo implantado um projeto agropecuário com expectativa de abate de 200 mil suínos por ano.
“Estamos empenhados em gerar mais emprego e renda para o povo baiano. Hoje trouxemos empresários, investidores e agentes financeiros para conhecer de perto o potencial do oeste baiano. Precisamos também investir na formação de mão de obra qualificada, por esta razão estivemos reunidos com a diretoria da UFOB/Centro Multidisciplinar da Barra, nos colocando à disposição para ajudar a universidade ser a referencia na geração de novos conhecimentos para a população do oeste baiano”, afirmou o deputado Antonio Henrique Júnior.