“Cachaça não é água”, “Mamãe eu Quero” e “Allah-La Ô”, as marchinhas dos velhos carnavais embalaram o Baile da 3ª Idade no município de Lauro de Freitas na região metropolitana de Salvador.
Ao som da Charanga Vem com a Gente, os idosos tomaram conta do salão do Clube Ipitanga no último sábado (2). Há três anos, o baile é realizado pelo Departamento de Assistência Social da Pessoa Idosa (DAPI), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC).
Depois de rodopiar pelo salão, Adelina Francisca, que estava estreando no baile, revelou que não vai mais perder. “Vim de Portão e valeu a pena. Brinquei, dancei. Ano que vem estou aqui de novo, se Deus quiser”. O Rei Momo e a Rainha do Carnaval também prestigiarem o baile.
Diretora do DAPI, Solange Santana chamou a atenção para o olhar especial que a prefeita Moema Gramacho dedica a este segmento. O baile, além de promover um momento de diversão, reafirma o compromisso do departamento e da gestão com os direitos humanos e a garantia de direitos da pessoa idosa. Solange agradeceu também a Sinaldo Pereira por disponibilizar o Clube Ipitanga em mais um ano.
O baile que tem como característica a inclusão, recebeu este ano o Levante das Mulheres, uma ação dentro do circuito carnavalesco da cidade, que uniu o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e a Secretaria de Política para Mulheres para falar à sociedade que estão na luta atentas ao assédio.
“Durante o carnaval nós, da SPM reforçamos a atenção ao combate a violência contra a mulher. Os números mostram que durante as festas de rua os índices de violência aumentam e só conseguimos diminuir isso conscientizando todas e todos. A atividade de hoje foi mais um momento para isso junto com o DAPI, com animação, alegria e mensagens que reforçam nosso empoderamento”, declarou a secretária da SPM, Bárbara Chaves.
Olá! Gosto muito de seus artigos, sempre com novidades para agradar as pessoas, parabéns.