Em viagem oficial aos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se nesta sexta-feira (10) com o senador norte-americano Bernie Sanders, do Partido Democrata.
Lula chegou nesta quinta-feira (9) a Washington, onde terá uma reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden. É a primeira visita de Lula ao país depois que retornou ao Palácio do Planalto.
Em uma rede social, Lula afirmou que teve o “prazer de conhecer ao vivo” Sanders nesta sexta.
“Já tínhamos conversado em reunião por vídeo antes. Falamos sobre sobre democracia, movimento sindical e melhores direitos e empregos para trabalhadores”, disse o presidente brasileiro.
Filiado ao mesmo partido de Joe Biden, Bernie Sanders se colocou como pré-candidato da legenda à presidência dos Estados Unidos em 2020. Ele disputaria as prévias contra Biden, mas desistiu de concorrer.
Sanders é representante da ala mais à esquerda do Partido Democrata, enquanto Biden é considerado como moderado.
O político é crítico de ações antidemocráticas como as vivenciadas nos Brasil e nos EUA nos governos de Jair Bolsonaro e Donald Trump, do Partido Republicano.
Mudanças climáticas
O senador norte-americano afirmou em uma rede social que discutiu com Lula a defesa da democracia, direitos de trabalhadores e mudanças climáticas.
Sanders se encontrou com Lula na Blair House, residência oficial na qual Lula está hospedado em Washington. Após o encontro com o senador, Lula recebeu um grupo de deputados do Partido Democrata.
A reunião entre Lula e Biden, esperada desde que o petista derrotou Bolsonaro na eleição de 2022, está prevista para às 18h no horário de Brasília.