Iniciado nesta segunda-feira (1º), o ano de 2024 será marcado, na política nacional, pelas eleições municipais. O pleito, que serve para a escolha de vereadores e prefeitos, vai acontecer no dia 6 de outubro. Nas cidades com mais de 200 mil cidadãos aptos a votar, pode haver segundo turno no dia 27 do mesmo mês.
Até a ida dos brasileiros às urnas, porém, alguns prazos precisam ser cumpridos. Jovens que precisam tirar o título de eleitor ou cidadãos que desejam alterar a seção eleitoral, por exemplo, precisam fazer as solicitações até 8 de maio.
Os partidos, por sua vez, terão uma janela entre 20 de julho e 5 de agosto para fazer convenções e oficializar os candidatos. Depois, haverá mais dez dias para que as chapas sejam devidamente registradas junto à Justiça Eleitoral.
Entre 30 de agosto e 3 de outubro, as emissoras de rádio e televisão vão exibir as inserções da propaganda eleitoral gratuita. Para ter direito aos programetes, os partidos precisam atingir os desempenhos atingidos na cláusula que dispõe sobre a divisão do tempo de propaganda. As fatias são proporcionais aos resultados obtidos no pleito de 2022.