O deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil) saudou o aniversário de emancipação política e administrativa dos municípios de Curaçá e Macaúbas, que completam igualmente 192 anos no dia 6 de julho. O parlamentar parabenizou os munícipes, através de moções de congratulações registradas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), desejando que sua homenagem sirva de incentivo e estímulo ao povo das duas cidades, definindo-os como batalhadores.
Sobre Curaçá, ele trouxe a curiosa informação em relação à origem do seu nome, uma corruptela da palavra portuguesa cruz, pronunciada pelos indígenas que, tradicionalmente, ocupavam o território e foram submetidos aos aldeamentos missionários. Para o legislador, o município é “marcado por sua gente batalhadora, que está ali, no dia a dia, buscando o sustento e o aumento da sua produção, fortalecendo a economia da região”.
No tributo a Macaúbas, o deputado lembrou, entre outros aspectos, o início do seu povoamento, originalmente habitado por índios tuxás procedentes de regiões ribeirinhas do São Francisco, e posteriormente por bandeirantes atraídos por ouro e diamantes. “Registro o compromisso de representar o município de Macaúbas, junto às autoridades estaduais e federais, para conseguir os benefícios, obras e equipamentos que possam promover o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de todos”, escreveu.
Marcinho Oliveira solicitou que a AL-BA, após aprovação, dê conhecimento das respectivas das moções ao ex-prefeito Salvador Lopes Gonsalves, no caso de Curaçá, e ao prefeito Aloísio Miguel Rebonato, de Macaúbas, para que, utilizando dos meios de comunicação, informem à população sobre as homenagens.