A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) assinou os contratos de concessão de 10 lotes de linhas de transmissão arrematados no Leilão de Transmissão nº 1/2020, promovido em dezembro do ano passado. O projeto integrou a carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e é resultado de esforços conjuntos da Aneel, Ministério de Minas e Energia, Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Com isso, as empresas já podem iniciar os trabalhos para as obras, que devem gerar investimentos de mais de R$ 7 bilhões e 15 mil empregos em nove estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
No certame, foram ofertados 11 lotes, mas o Lote 1, em Goiás, será assinado posteriormente. Após a desclassificação da primeira colocada, a segunda classificada – State Grid Brazil Holding S.A. – apresentou os documentos para habilitação e a Secretaria-Executiva de Leilões da Aneel decidiu, na última terça-feira (30/3), habilitar a empresa. A assinatura do contrato deve ocorrer nos próximos 30 dias.
A secretária especial do PPI, Martha Seillier, destacou a importância dos leilões de instalações de transmissão de energia elétrica para a retomada da economia brasileira. “O Leilão de Transmissão nº 1/2020 foi o 2º leilão mais concorrido do setor nos últimos 20 anos, mesmo em um cenário de crise de saúde. Isso reforça que estamos no caminho certo, trabalhando com segurança jurídica, rigor técnico e uma carteira robusta de ativos. Com a assinatura dos contratos, começamos os investimentos, gerando emprego e renda para o país.”
O Leilão de Transmissão nº 1/2020 foi a maior licitação de 2020 do Programa de Parcerias de Investimentos, com ampla concorrência para todos os 11 lotes ofertados.