O presidente do Avante, Luís Tibé, disse ao canal CNN que o partido já admite a possibilidade de firmar um acordo para apoiar o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições presidenciais. A informação é do analista da CNN Leandro Resende.
Nos últimos dias, André Janones, candidato do Avante, tem sinalizado uma aproximação ao petista.
Segundo Tibé, o candidato do partido não está crescendo nas pesquisas de intenção de voto.
“Essa semana ainda vão acontecer muitas conversas. Mas o Janones não está pontuando mais, estamos tendo conversa com PT. Por enquanto, ele vai ser candidato, foi aprovado em convenção, agora é muito pessoal, não tem como forcar a mão, foro intimo”, afirmou Tibé.
Na pesquisa Datafolha divulgada na quarta-feira (28), Janones aparece com 1% das intenções de voto.
O vice-presidente Nacional do Avante, Vinícius Cordeiro, disse à CNN que há uma conversa avançada com o PT, mas não há ainda uma data para que o eventual anúncio aconteça.
Diante da repercussão, Janones disse no Twitter que a tendência é que ele “continue candidato até o final”.
“Será que desaprendemos a fazer política sem esse pragmatismo que faz tão mal pro país? Não quero cargos nem ministérios. Quero que minhas propostas sejam encampadas por quem tem mais chances, mas acho isso improvável. Por isso a tendência é que eu continue candidato até o final!”
Nesta sexta-feira (29), Janones havia acenado a Lula na rede social. O candidato do Avante afirmou que o adversário teve “humildade” que os outros presidenciáveis não tiveram.
Em entrevista à GloboNews na terça-feira (26), Janones disse que conversou com o petista a cerca de três semanas.