Nesta quinta-feira (10) a ministra Ana Arraes tomou posse como presidente do Tribunal de Contas da União. Ela foi eleita semana passada com nove votos e será a segunda mulher a presidir a corte; desde 1893, apenas Elvia Lordello Castello Branco foi presidente (em 1994).
O cargo de vice-presidente será exercido segundo o ConJur pelo ministro Bruno Dantas, que também assumirá a Corregedoria do órgão.
Em rápido discurso quando eleita, a ministra lembrou que será a primeira mulher a presidir a casa neste século. “Sinto-me honrada por elevar a participação feminina nas tomadas de decisão e pretendo inspirar outras mulheres a alcançarem espaços como este.”
Pernambucana, Ana Arraes foi indicada ao TCU pela Câmara dos Deputados, em 2011. Formada em Direito, foi deputada federal por seu Estado de 2007 a 2010. Ela é filha do ex-governador do Estado Miguel Arraes de Alencar e de Célia de Souza Leão Arraes de Alencar.
O exercício da gestão de Arraes começa em 1º de janeiro de 2021. A duração do mandato é de um ano, sendo prevista a chance de reeleição para mais um ano.