quinta-feira 26 de dezembro de 2024
Ex-chanceler Celso Amorim é assessor especial da Presidência — Foto: Agência Brasil
Home / Mundo / MUNDO / Amorim sobre eleição venezuelana: ‘Estamos cautelosos e aguardando por atas’
segunda-feira 29 de julho de 2024 às 10:05h

Amorim sobre eleição venezuelana: ‘Estamos cautelosos e aguardando por atas’

MUNDO, NOTÍCIAS


O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, falou ao blog da Andréia Sadi nesta segunda-feira (29) sobre o processo eleitoral da Venezuela, do qual participou como um dos observadores internacionais.

Ainda em Caracas, Amorim disse que está cauteloso sobre o resultado oficial que aponta Nicolás Maduro como vencedor com 51,2% dos votos. Para o assessor, é preciso conferir todas as atas eleitorais.

“O fato principal que nos leva a ser cauteloso é que não deram o resultado público mesa por mesa, porque o governo deu até agora é um número, mas tem que mostrar como chegou nesse número: ata por ata”, fala.

Amorim diz que “não pode sair falando que foi fraude nem que está tudo ótimo”.

“Não sou daqueles que reconhece tudo o que é dito, mas também não vou entrar numa de dizer que foi fraude. É uma situação complexa e queremos um regime democrático para a Venezuela de forma pacífica, continua o assessor especial da Presidência.

Sobre o anúncio de vitória de Maduro, autoridades internacionais se manifestam sobre os resultados. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, afirmou que o país tem “sérias preocupações de que o resultado anunciado não reflita a vontade ou os votos do povo venezuelano”.

Para Celso Amorim, o posicionamento dos americanos, até agora, foi “muito prudente”.

Como observador em Caracas, o brasileiro disse que o fato positivo foi a calmaria no processo eleitoral. “Não houve, que eu saiba, nenhum grande incidente. Mas vamos esperar, pois o governo prometeu que daria acesso às atas”, finalizou.

Veja também

Bombardeio de Israel no Iêmen atinge aeroporto onde estava chefe da OMS

Um bombardeio de Israel contra alvos no Iêmen atingiu o aeroporto de Sanaa, capital do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!