Segundo Henrique Brinco, do jornal Tribuna, o nome de Afonso Florence (PT) na gestão de Jerônimo Rodrigues (PT) já era esperado para quem acompanha um pouco a trajetória dos dois. Um dos nomes da ala mais ideológica do PT vai comandar a Casa Civil, uma das pastas mais poderosas do Governo do Estado a partir de 2023.
A relação entre os dois é antiga. Florence, que atualmente exerce o mandato de deputado federal, foi Ministro do Desenvolvimento Agrário do Brasil entre os anos de 2011 e 2012, no Governo Dilma Rousseff. Foi nessa época que ele indicou Jerônimo para ser seu braço-direito.
A chegada em Brasília fez com que o petista ocupasse cargos importantes nacionalmente, como os postos de Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Secretário Executivo do Programa Pró Territórios/Cumbre Ibero Americana e Assessor Especial do Ministro do Desenvolvimento Agrário.
Foram essas experiências que semearam a trajetória do novo governador na Bahia. Em 2014, após a experiência na capital federal, Jerônimo foi convidado para coordenar a construção do Programa de Governo Participativo do Partido dos Trabalhadores. Um projeto que culminou na vitória do atual governador, Rui Costa (PT).
A Casa Civil tem como finalidade assistir ao Governador do Estado no desempenho de suas atribuições constitucionais, políticas e administrativas, desempenhando, dentre outras, as seguintes competências: análise da política governamental; monitoramento e avaliação dos resultados das ações prioritárias do Governo; e viabilização dos recursos a serem aplicados em ações suplementares de nutrição, habitação, educação, saúde, reforço de renda familiar e outros programas de relevante interesse social voltados para melhoria da qualidade de vida, através do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).
Biografia
Deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores e ex-ministro de Desenvolvimento Agrário na gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff, Afonso Florence é historiador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal). Coordenador do Programa de Governo na campanha de Jaques Wagner ao Governo do Estado, em 2006, Florence assumiu a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) no primeiro mandato do ex-governador. Reeleito este ano com mais de 118 mil votos, atualmente é líder da bancada de oposição ao atual presidente da República no Congresso Nacional.