O ex-ministro da Integração Nacional no governo Lula, João Santana é pré-candidato ao governo da Bahia pelo MDB.
João dos Reis Santana Filho, natural da cidade de Irará, militou por muitos na anos na política de Jequié, onde presidiu a mesma sigla, pela qual foi candidato a Prefeito, formado em engenharia elétrica pela Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia.
No Ministério da Integração Nacional, Santana ocupou o cargo de secretário de Infraestrutura Hídrica, que assumiu em maio de 2007. Ele assumiu o comando da pasta após a saída de Geddel Vieira Lima.
Além de pré-candidato do partido, Santana foi escolhido na última terça-feira (3) como presidente estadual da legenda. Ele entra em substituição ao deputado estadual Pedro Tavares, que deixou o partido.
Aliança com Neto
As tentativas de ACM Neto para ter o partido do MDB na sua base minguaram. Aliás, muito pelo contrário, o deputado federal Lúcio Vieira Lima aproveitou para desabafar.
Disse que se sente abandonado pelo grupo de Neto. E que estará à vontade para se posicionar como bem entender. Os aliados de Neto tentavam costurar um acordo que implicava em Lúcio deixar o MDB, em troca de votos que lhe garantiriam a eleição. Não vingou.
Lúcio, que está complicado com o Conselho de Ética e a Lava Jato, tenta articular uma coligação de pequenos partidos para salvar o mandato (leia-se a pele).