A maior companhia aérea do mundo, a American Airlines também quer ser uma das mais rápidas no setor. A empresa confirmou nesta terça-feira (16) a assinatura de um acordo com a Boom Supersonic para comprar até 20 jatos supersônicos Overture, com opção para mais 40 unidades.
Em comunicado, a companhia dos EUA revelou que pagou um depósito não reembolsável para a Boom pelas 20 aeronaves iniciais. O valor da negociação não foi divulgado.
A American Airlines é a terceira empresa aérea que reserva o Overture, que também interessa à Japan Airlines e a United Airlines. Ao todo, entre encomendas e opções de compra, a carteira de pedidos da Boom soma 130 aeronaves. Outro potencial cliente é o Departamento de Defesa dos EUA, que já consultou a fabricante sobre a possibilidade de criar um “Air Force One” supersônico, para transporte presidencial.
“Olhando para o futuro, as viagens supersônicas serão uma parte importante de nossa capacidade de atender nossos clientes”, disse Derek Kerr, diretor financeiro da American. “Estamos empolgados com a forma como a Boom moldará o futuro das viagens tanto para nossa empresa quanto para nossos clientes.”
O Overture é projetado para transportar de 65 a 80 passageiros e voar a Mach 1,7 (2.099 km/h), quase duas vezes a velocidade do som, com um alcance de 7.871 km (4.250 milhas náuticas). De acordo com a Boom, o avião com essas características poderá servir em mais de 600 rotas ao redor do mundo, cumprindo os trechos em menos da metade do tempo que os jatos subsônicos atuais.
“Acreditamos que o Overture pode ajudar a American a aprofundar sua vantagem competitiva em rede, fidelidade e preferência geral de companhias aéreas por meio dos benefícios de mudança de paradigma de reduzir os tempos de viagem pela metade”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic.
A versão mais recente do projeto Overture incluiu a concepção com quatro motores, tal como era o Concorde (Boom)
A despeito do interesse de grandes companhias aéreas, o Overture ainda está longe de estrear no mercado. Em julho deste ano, a Boom apresentou um novo design de produção da aeronave, alterando a concepção trimotor para quadrimotor, e anunciou que o avião seria apresentado em 2025. Já a estreia comercial do “novo Concorde” é programada para 2029.