O ano de 2021 nasceu com a expectativa de ser melhor em diversos sentidos. Ele foi o sucessor do período que expôs a humanidade a uma pandemia que forçou a mudança de hábitos, marcada principalmente pelo uso de máscaras, ruas vazias e, principalmente, pelo distanciamento social. Os baianos iniciaram o ano com a esperança de voltar a abraçar familiares, amigos, colegas e vizinhos e caminhar rumo à normalidade que já fazia parte do cotidiano.
A Bahia ultrapassou meio milhão de casos de Covid-19.
Algoz de todo tormento, a Covid-19 começou o ano na Bahia com o registro de 1.284 casos e 30 mortes logo no primeiro dia de janeiro. Naquele momento, os olhares do estado e de todo o país estavam voltados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que estava nos últimos momentos para a liberação da vacinação no país. O estado foi o quarto a ultrapassar a marca de 500 mil casos confirmados. Em dezembro, mais de 1,2 milhão de casos positivos já foram confirmados.
A história de que a Bahia poderia ser atingida por um tsunami rendeu mensagens desesperadas, planos de fuga para bairros altos da capital baiana, como Brotas, discussões e memes nas redes sociais, com o assunto indo parar nos tópicos mais comentados do Twitter. Felizmente, apesar de ter, de fato, entrado em erupção, o vulcão Cumbre Vieja acabou prejudicando apenas a ilha onde estava situado. A erupção foi declarada oficialmente extinta no último sábado, 25 de dezembro, dia do Natal.