Alunos do Instituto Militar de Engenharia (IME) participaram do Treinamento Básico de Ações de Resposta a Emergências Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares. Os alunos, que cursam o 4º ano de Engenharia Química, passaram pela capacitação de 13 a 17 de maio, no Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear.
O treinamento provê conhecimentos teóricos e práticos para a atuação dos engenheiros nas diferentes formas de proteção, detecção, tratamento e resposta a emergências química, biológica, radiológica e nuclear. A qualificação dos engenheiros é particularmente importante para as atividades de assessoria científico-tecnológica e para a pesquisa e desenvolvimento de soluções em cenários de ameaças com armas não convencionais.
Ao final do treinamento, foi conduzido um exercício prático de simulação. Os alunos puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos para avaliar, decidir e enfrentar uma situação de emergência química, biológica, radiológica e nuclear.
A especialização de engenheiros químicos militares nessa área resulta em maior capacidade do Exército para apoiar a sociedade em eventuais situações de calamidade pública envolvendo agentes nocivos à saúde da população.