quinta-feira 27 de junho de 2024
O ex-presidente Jair Bolsonaro discursa durante evento na Câmara dos Deputados — Foto: Cristiano Mariz/O Globo
Home / DESTAQUE / Alternativas para Presidência em 2026 é o tema que tira Bolsonaro do sério
quinta-feira 6 de junho de 2024 às 07:52h

Alternativas para Presidência em 2026 é o tema que tira Bolsonaro do sério

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2026, NOTÍCIAS


Para ver Jair Bolsonaro (PL) irritado, segundo Bela Megale, do O Globo, basta tocar em um assunto: as alternativas ao seu nome para disputar a Presidência em 2026.

O ex-presidente tem repetido de acordo com a colunista, que a próxima disputa pelo Palácio do Planalto passa pelas eleições municipais deste ano e que, quem se precipitar, vai errar. Ele afirma que o pleito vai evidenciar como fica a correlação de forças políticas e será um termômetro para a disputa nacional.

Além disso, Bolsonaro confia na estratégia traçada pelo PL, para buscar sua suposta anistia, tanto na frente do Legislativo, por meio do Congresso, quanto do Judiciário.

O capitão reformado e seus aliados estão convencidos de que, em 2026, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estiver sob o comando do presidente Kassio Nunes Marques, a corte aceitará debater novamente sua inelegibilidade. Bolsonaro foi quem indicou Nunes Marques para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Como informou a colunista Malu Gaspar, nas negociações para apoiar nomes para presidir a Câmara, o PL tem colocado na mesa a condição de abraçar um projeto de lei que está em elaboração para anistiar os presos dos atos golpistas de 8 de janeiro e o próprio Jair Bolsonaro.

O ex-presidente mostrou extrema irritação com notícias que abordam a possibilidade de Tarcísio de Freitas ser o nome da direita em 2026. Em meio a críticas de aliados sobre a postura do governador de São Paulo, Bolsonaro tem feito gestos ao pupilo.

Em um encontro que tiveram nesta semana, o ex-presidente deixou claro que ataques dirigidos a Tarcísio por apoiadores como Silas Malafaia não tinham relação com ele. Bolsonaro tem acompanhado a atuação do governador junto aos ministros do STF, como Alexandre de Moraes, e avalia que Tarcísio também estaria trabalhando para que ele possa voltar ao páreo nas próximas eleições, o que não encontra nenhum respaldo na realidade.

Veja também

Indústria brasileira perdeu quase 1 milhão de trabalhadores em uma década; confira

Entre 2013 e 2022, a mão de obra no setor industrial brasileiro recuou 8,3%, atingindo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!