O encontro de Sergio Moro com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa foi criticado segundo a coluna de Lauro Jardim, no O Globo, por boa parte de seus aliados de dentro e de fora do Podemos. A avaliação feita é que o ex-juiz foi “ingênuo” ao ter se encontrado com Barbosa, mesmo com as sinalizações de que o ex-ministro do STF não abraçaria sua campanha.
Nos bastidores, Barbosa já havia dito que não aceitaria ser vice de Moro em 2022 e apontou predileção por Ciro Gomes (PDT).
Para os aliados do ex-juiz, Moro deveria ter enviado um nome de sua confiança para um primeiro encontro e só ter feito uma reunião com Barbosa se tivesse a certeza de que teria seu apoio. A agenda foi iniciativa do próprio Moro, que em 2021 procurou o ex-ministro do STF para uma conversa. Naquela ocasião, Joaquim Barbosa estava na Europa. A reunião aconteceu na semana passada.
Correligionários do Podemos relataram à coluna que a conversa dos dois girou em torno do cenário eleitoral e que Barbosa deixou claro que não pretende ser vice e nem candidato a outro cargo.