Em busca de conquistar o voto útil dos “ciristas”, integrantes da campanha do ex-presidente Lula (PT) têm comemorado as “derrapadas” dadas por Ciro Gomes (PDT) em declarações recentes. Mas também estariam preocupados, por notícias na imprensa que devem votar em Bolsonaro no segundo turno.
Na visão de estrategistas da campanha de Lula, os erros de Ciro contribuem para convencer os eleitores do pedetista a trocarem ele pelo ex-presidente já no primeiro turno das eleições ao Palácio do Planalto.
Uma das falas “comemoradas” pela campanha de Lula foi feita por Ciro numa palestra sobre economia na Federação das Indústrias do Rio (Firjan). No evento, o pedetista disse que seria difícil explicar o tema em debate “na favela”.
Dobradinha
Aliados de Lula comemoram até mesmo os ataques de Ciro ao petista que têm sido explorados pela campanha de Jair Bolsonaro. A avaliação é de que essa “dobradinha” afasta eleitores mais à esquerda do pedetista.
Uma das declarações de Ciro exploradas por bolsonaristas, por exemplo, foi a que o pedetista disse que Lula também não votou no segundo turno das eleições de 2019 por estar preso em Curitiba.
Como mostrou a coluna, há um racha na campanha de Lula sobre a estratégia para atrair o voto útil dos eleitores de Ciro Gomes para o petista já no primeiro turno do pleito deste ano.