segunda-feira 20 de janeiro de 2025
Arthur Lira: articulações pela sucessão podem envolver vagas no TCU - Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula
sábado 21 de dezembro de 2024 às 09:28h

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo de uma bolsa de apostas no Congresso e no Palácio do Planalto. Interlocutores do presidente Lula da Silva (PT) consideram segundo Iander Porcella e Roseann Kennedy, do Estadão, que o melhor seria “amarrar” o deputado alagoano em um ministério e evitar deixá-lo “solto” no Congresso em 2025. Aliados do parlamentar, por outro lado, o aconselham a não embarcar no governo porque ele ficaria preso em burocracias e teria pouco tempo para pavimentar sua candidatura ao Senado em 2026.

Caso Lira decida ouvir o “canto da sereia” e desembarcar numa vaga na Esplanada, o destino mais provável hoje seria o lugar de Carlos Fávaro (PSD) no Ministério da Agricultura, embora interlocutores não descartem a Saúde. Para quem o questiona sobre o assunto, contudo, o presidente da Câmara afirma de forma categórica que não recebeu nenhum convite, não tem expectativas e não trata de especulações.

Lira termina um período de quatro anos no comando da Câmara com duas importantes vitórias: a aprovação da reforma tributária, legado que ele planejava deixar, e o caminho aberto para eleger o sucessor, com o consenso formado em torno da candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB).

Na visão de aliados, o melhor cenário para Lira ano que vem seria manter influência política na Câmara e garantir o devido tempo para viajar a Alagoas com frequência e fazer campanha. No ministério, dizem esses interlocutores, ele teria somente um ano para atuar, porque teria que deixar o cargo no começo de 2026 para concorrer, e gastaria metade desse tempo para “organizar” a pasta. Por outro lado, ao se associar ao governo, ele poderia garantir o apoio de Lula para disputar o Senado, dizem aliados do petista.

Veja também

Governo de SP investe R$ 135 milhões para dobrar atendimentos a alunos autistas

A secretaria estadual de Educação de São Paulo (Seduc-SP) vai investir 135 milhões de reais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!