Após reunião com todos os titulares de pastas ministeriais nesta quinta-feira (15), o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, comentou, em relação à articulação, que o governo precisa reverter a imagem de que seja avesso a parlamentares. Acrescentou que a equipe de Lula é formada por políticos experientes, que são craques sob a liderança de um “Pelé e um Tostão”, que seriam Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
O ministro ainda citou em tom de cobrança que há mais de 400 nomes indicados para cargos no governo federal, que não chegaram nem a ser incluídos no sistema pelos demais ministros.
O represamento das nomeações foi uma das reclamações do Congresso Nacional, na disputa com o Executivo, que chegou a colocar em risco a aprovação da medida provisória da reestruturação da Esplanada dos Ministérios.
Padilha ainda pediu para os ministros que, quando viajarem aos estados, avisem previamente os parlamentares locais para que acompanhem as agendas oficiais. Essa é uma outra queixa dos parlamentares.