O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), renovou o alerta de chuvas intensas na Bahia nesta quinta-feira (21). O novo aviso meteorológico tem validade até às 10h de sexta-feira (22).
Além de 413, dos 417 municípios baianos, as condições são válidas para outros 774 municípios de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.
Nestas cidades, a chuva pode variar de 30 a 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Tais condições podem trazer risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Este é o quarto dia seguido sob alerta em áreas da Bahia. O primeiro, amarelo, foi emitido na segunda-feira. Na terça e na quarta eles foram expandidos e classificados na cor laranja. Neste período, choveu em praticamente todo o estado. Em Ilhéus, no Sul Baiano, o acumulado de chuva superou os 220 mm. Também choveu como não chovia há muito tempo em Vitória da Conquista.
As previsões indicam que o tempo deve voltar a ficar seco no estado no fim de semana e a expectativa é para novas ocorrências de chuva até o último dia de 2023.