sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Ana Lúcia Albuquerque/Correio
Home / NOTÍCIAS / Além de Salvador, Camaçari, Vitória da Conquista e Feira de Santana estão aptas a terem 2º turno nas eleições municipais
terça-feira 14 de maio de 2024 às 08:35h

Além de Salvador, Camaçari, Vitória da Conquista e Feira de Santana estão aptas a terem 2º turno nas eleições municipais

NOTÍCIAS


A cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), se tornou a quarta cidade baiana com possibilidade de segundo turno. Além dela, Salvador, que lidera a lista de eleitores com 1,98 milhão, seguida por Feira de Santana, no interior do estado, com 426,55 mil, e Vitória da Conquista, no Sul, com pouco mais de 254 mil cidadãos aptos para exercerem o exercício do voto.

A Constituição Federal prevê a possibilidade de segundo turno em regiões com mais de 200 mil eleitores para o cargo de prefeito e, nas eleições gerais, para os postos de governador e presidente da República. Na semana passada, Camaçari alcançou a marca de mais de 202 mil eleitores, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

O analista do TRE-BA, Jaime Barreto, explica que um segundo turno acontecerá caso nenhum candidato a prefeito alcance a marca de 50% dos votos mais 1. Nessa situação, os dois postulantes mais votados no primeiro turno competirão na segunda etapa. “O segundo turno tem importância para apurar melhor a vontade do eleitor, evitar que um candidato com alta rejeição, por exemplo, seja o vencedor”, ressalta Barreiros.

Nas últimas eleições municipais, em 2020, as cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista tiveram segundo turno. Na primeira, Colbert Martins Filho (MDB) derrotou Zé Neto (PT). Enquanto em Conquista, Herzem Gusmão (MDB) derrotou Zé Raimundo (PT). No entanto, a vice-prefeita Sheila Lemos (União Brasil) assumiu o posto após Gusmão falecer em 2021 por causa de complicações da Covid-19. Em Salvador, o último segundo turno aconteceu em 2012, quando ACM Neto, então candidato do DEM, derrotou Nelson Pelegrino (PT).

Veja também

Sudene aprova liberação de recursos do FDNE para parques eólicos no Nordeste

A Sudene autorizou o pagamento de novas parcelas de financiamento, através do Fundo de Desenvolvimento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!